quarta-feira, 30 de abril de 2008
terça-feira, 29 de abril de 2008
X-Tenso Thermo Liss da Loreal
Já usei várias marcas de relaxamento em minhas clientes. Todos alteram forma, e dessa forma, alteram elasticidade, porosidade e resistência. Atualmente estou trabalhando com o X-Tenso Thermo Liss da Loreal. Gosto do resultado porque ele não é só o relaxamento, mas também tratamento para o cabelo.
O processo consiste em lavar os cabelos, aplicar uma ampola de tratamento para preparar o fio para a química, tirar a umidade, aplicar o creme alisante, deixar agir o tempo correto para cada tipo de cabelo, enxaguar bem, tirar o excesso de umidade, aplicar um fluído disciplinante (que protege o fio do calor do secador e da chapinha), fazer escova, aplicar chapinha mecha a mecha, neutralizar, enxaguar, aplicar uma máscara de tratamento.
Todos os produtos são da Loreal, e pode ser utilizado também em cabelos coloridos e com mechas, desde que passem num teste de mecha. Geralmente o relaxamento é feito apenas com o creme alisante e o neutralizante. Este passo a passo desenvolvido pela Loreal garantem um resultado mais saudável para os cabelos. Mas, de toda forma, recomenda-se o uso de uma linha de manutenção que acompanhe a linha utilizada, no caso, a linha da Absolut Repair da Loreal.
Sobre a questão do cabelo enrolar a raiz quando crescer, é verdade, uma vez que o produto não altera o interior do bulbo capilar, nem conheço técnica capaz de fazer isso, o que eu consideraria uma verdadeira revolução na cosmética. O que se pode fazer é procurar quem saiba fazer bem o retoque de raiz, protegendo as pontas que já foram processadas quimicamente com algum óleo de proteção ou ampolas próprias para este fim.
Existem cremes ou pastas alisantes mais fortes, que alisam mais. É recomendado apenas para cabelos grossos ou difíceis de alisar, mas isso quem define é o profissional com base no diagnóstico da mecha-teste. Cada cabelo é um caso.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Por que alguns cabelos ficam elásticos depois de uma coloração?
É comum a coloração aumentar a elasticidade do fio. O cabelo possui elasticidade, porosidade, resistência naturais. Todas as químicas que envolvem amônia deixa o cabelo mais poroso e elástico. Eu geralmente uso tonalizantes nas primeiras aplicações de cor num cabelo virgem, para não traumatizar o fio e a cliente. Ele dá uma cobertura de 50% nos fios brancos. Todo cabelo colorido, alisado ou com outras químicas que alteram forma precisam de manutenção constante e atenção no tratamento. Uma máscara de boa qualidade em casa é imprescindível para nutrir este cabelo pelo menos uma vez por semana. Lave os cabelos, tire a umidade, não passe condicionar, aplique a máscara, deixe uns 10 minutos com ou sem calor e enxágue. O Sol pode ser usado como fonte térmica para o tratamento, ou tocas. Se puder, finalize com um leave-in (condicionador sem enxágue para uso diário). O melhor que eu conheço é da Lanza, chama-se Leave-in Protector, tem alto poder desembaraçante. Hidratações no salão também ajudam. Namastê!
quinta-feira, 24 de abril de 2008
O que é Henna?
Henna é um dos tratamentos mais naturais para colorir cabelos brancos. Agora, uns toques sobre a henna: A cobertura não é igual a da coloração permanente, um cabelo com henna lembra luzes avermelhadas ou acobreadas, mas também tem loiras e castanhas. O resultado é muito parecido com o tonalizante, que cobre até 50% dos brancos, ao passo que a coloração permanente (oxidativa) cobre 100%.
Em todo caso, já trabalhei com henna, gosto do resultado, mas devido ao cheiro enjoativo, ao tempo de pausa prolongado (50 minutos com aquecimento no vaporizador), a dificuldade de retirar todo o produto na lavagem, a sujeira da aplicação e também devido ao fato de ser imcompatível com algumas químicas, tenho dado preferência aos tonalizantes ao oferecer cobertura de brancos para minhas clientes. O tonalizante Diacolor Richesse da Loreal, por exemplo, necessita apenas de 20 minutos de pausa, é extremamente cosmético, dá brilho, e em alguns casos até melhora o aspecto desgastado de um cabelo com a elasticidade sensibilizada de um reflexo.
Escova Progressiva afina o cabelo?
Apesar de tudo o que se ouve falar sobre progressiva, que o cabelo afina, cai, quebra, dá câncer, etc, eu nunca ví um tratamento nessa área da beleza que desse tanto resultado quanto ela. Dá brilho, nutrição, em alguns casos, dependendo da forma do fio e da sua textura, alisa ou solta bem os cachos e disciplina bem os fios rebeldes. As grandes empresas de cosméticos fazem todo esse tipo de propaganda pesada para assustar as pessoas, pois na realidade, nenhuma delas até hoje apresentou um produto que desse tanto tratamento e durabilidade quanto a progressiva.
Eu usei várias marcas, todas com o registro do ministério da saúde, atualmente uso uma marca, a Hairs, que é a base de uréia e um composto derivado do formol. Nunca ocorreu nenhum caso de quebra, queda, afinamento nos cabelos de minhas clientes, algumas que já fizeram dez vezes não trocam o tratamento por nada.
Minha recomendação é que você procure quem realmente saiba fazer, que saiba e aplique corretamente a chapinha, que já tenha experimentado vários produtos. Olhe o rótulo da embalagem do produto, deve constar o número da anvisa (um bom profissional é transparente com sua cliente e mostra o produto utilizado).
Sucessivas aplicações apenas acarretam no acúmulo de queratina, o que também proporciona maior durabilidade da escova, daí ela ser progressiva. Como ela envolve o fio com queratina e o mantém assim com o conservante, até os cabelos danificados de verdade com processos químicos dão melhor resultado que hidratações ou queratinizações, que duram poucas lavagens. Esta é minha opinião. Sei que há outras opiniões a respeito, mas esta é a que vibra em mim com mais verdade.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Um pouco mais sobre mim
Meu nome é Alcides Freire Vieira Jr, ou Joe Vieira, como quiserem. Sou jundiaiense, 32 anos, cabeleleireiro, maquiador e massagista. Namorando atualmente. Decidí criar este blog para falar da minha visão como profissional, responder perguntas, aconselhar quem quiser conselho.
Tenho 15 anos de profissão, trabalho atualmente no Celidonios 9 de Julho em Jundiaí (há quase 4 anos). Me formei cabeleireiro no Soho em São Paulo, onde dei aula por 7 meses na Academia da Liberdade, e experienciado este curso por quase 3 anos, o que me possibilitou uma facilidade extra ao trabalhar em cabelos lisos, visto o Soho ser uma empresa de japoneses.
Trabalhei depois no Jacques Janine unidade Plaza Sul e unidade Recife.
Tive a oportunidade também de aprender e me desenvolver mais trabalhando ao lado de grandes mestres e professores, como Hideaki Iijima (dono do Soho), Denise Andreadis e Ayako (minhas mães do Soho), Nilson Nascimento (grande profissional do Recife Palace Hotel, Praia de Boa Viagem), Paulo Freitas (embaixador da Loreal atuando em Jundiaí), e atualmente aprendendo e absorvendo técnicas ao lado de excelentes profissionais do Celidonios.
Sinto prazer no que faço, e por isso estou sempre buscando novidades em Feiras de Cosméticos, Congressos, Workshops, cursos e eventos da área. Trabalho em praticamente todas as áreas dos serviços de cabelo, feminino e masculino.
Assinar:
Postagens (Atom)