sexta-feira, 9 de maio de 2008

Escova - A parte técnica

O texto abaixo é parte da minha Apostila Técnica de Cabelos. Ela entra a fundo em tudo que eu sei sobre o tema escova, o passo a passo, os detalhes, a técnica e os segredos (agora não mais) sobre escova.

O brushing ou escova é uma técnica de modelagem do cabelo com o uso do secador e da escova e que envolve o domínio destes dois instrumentos.
Como se dá esse processo na anatomia do fio? Quando molhamos o cabelo, abrimos a cutícula do fio, na verdade, abrimos sua ponte de hidrogênio. E quando secamos o cabelo nós fechamos ou restabelecemos a ponte de hidrogênio, definindo o cabelo numa nova forma, seja ela lisa ou ondulada. Daí a necessidade de manter a mecha esticada durante todo o processo, para restabelecer esta ponte com brilho, permitindo que a parte já trabalhada esfrie na nova forma, mantendo-a estável.
Recomendo o treinamento com duas escovas em frente ao espelho, girando-as constantemente e mantendo o eixo centralizado para ganhar mais afinidade e domínio com este instrumento de trabalho. Gire as duas escovas (preferencialmente do mesmo tamanho) para dentro e após algum tempo para fora.

A técnica de escovar um cabelo vai além de simplesmente alisá-lo. Conforme a experiência, o profissional vai precisar cada vez menos dividir a cabeça em 4 partes, chegando até ao uso de um único clips ou piranha para realizar uma escova. Também de acordo com sua experiência, o profissional trabalha mechas mais grossas, secando-as por todas as direções, agilizando o processo (isso varia de acordo com a quantidade e a textura do cabelo).
A partir daqui, se faz necessário conhecer a angulação da cabeça, pois vamos utilizar bastante este conhecimento. A cabeça é abaulada, tem forma levemente arredondada, sendo que nas laterais ela é um pouco mais reta.

O profissional de escova trabalha sempre uma mecha começando pela raiz, depois o meio e então suas pontas.

RAÍZ
O bico do secador precisa ser direcionado em paralelo ou a 15 graus em relação ao couro cabeludo quando trabalharmos a raiz do cabelo, em movimentos laterais constantes. Para um bom desempenho, devemos direcionar o vento corretamente no cabelo, evitando seu desperdício fora do cabelo, economizando tempo e energia elétrica. Devemos direcionar a raiz sempre para o lado oposto ao seu caimento natural, ou seja, se a raiz nascer para a direita, puxamos a mecha para a esquerda e vice-versa. Com isso, o intento é fazê-la ter um caimento natural. Cabelos volumosos pedem uma raiz mais baixa, então secamos a raiz puxando a mecha num ângulo igual ou inferior a 90 graus em relação ao couro cabeludo. Cabelos finos, sem volume pedem uma raiz mais levantada, então secamos a raiz puxando a mecha num ângulo superior a 90 graus.

MEIO (COMPRIMENTO)
Aqui trabalhamos o brilho do cabelo. Para isso mantemos a mecha sempre esticada, posicionando-a num ângulo de 90 graus até chegar nas pontas, onde já podemos abaixar essa angulação. A mecha não deve se mexer ou bambear, tanto trabalhando o comprimento quanto as pontas, para não esfriar sem brilho. O movimento do secador pode ser como o de um pincel, movimentando o punho para cima e para baixo, direcionando o vento a 90 graus quando o secador estiver descendo e a 45 graus quando ele estiver subindo. Em cabelos mais difíceis de alisar, recomendo trabalhar apenas a 45 graus para fazer os cabelos novos ou quebrados deitarem na mecha e também para esquentar mais o cabelo. Cabelos muito crespos ou afros precisam ser trabalhados ainda úmidos. Cabelos levemente ondulados e lisos podem ser trabalhados praticamente secos.

PONTAS
As pontas definem as diferentes versões de escova, que podem ser completamente lisas ou retas (manter o secador parado a 45 graus sem encostar sobre a escova que se mantém em movimento circular constante), pontas viradas para dentro (a escova é puxada parada para cima e descreve movimento circular para dentro, com o secador acompanhando o movimento), pontas viradas para fora (mesmo movimento das pontas para dentro, mantendo o secador embaixo da escova e da mecha, onde esquentamos a ponta com o secador em cima da mecha por alguns segundos e aguardamos o cabelo esfriar um pouco).

· Para obter pontas e comprimento com cachinhos (utilizar mousse antes, utilizar uma escova pequena de cerdas de pelo ou outra sem bolinhas para não enroscar): segurar a escova na diagonal. Secar a raiz, o meio e enrolar as pontas até a metade do comprimento e então desenrolar sempre acompanhando com o secador. Repetir o movimento algumas vezes e então esfriar o a ar do secador para esfriar a mecha, dando-lhe um choque térmico que vai manter o cacho. Para soltar a mecha, cuidadosamente a desenrole envolvendo-a em seu dedo).

· Em cabelos desfiados nas laterais usamos a escova na mão direita para fazer o lado direito da cabeça e usamos na mão esquerda para o lado esquerdo, pois modela as pontas com o caimento correto.

· No Brushing e na Denman nos posicionamos de maneira confortável, ou seja, pé direito a frente quando a escova está na mão direita e pé esquerdo a frente quando estamos trabalhando com a escova na mão esquerda.

· Uma técnica bastante interessante para dar um efeito de ondulado mais despojado, diferente, é tirar o excesso de água e secar o cabelo torcendo-o. Faça uma banana torcendo o cabelo (dependendo da quantidade de cabelo, dividimos em duas ou até três partes) e esquentando esta banana bastante. Em seguida, esfrie o ar do secador e mantenha-o sobre a banana por alguns segundos. Balance todo o cabelo e faça o mesmo em várias partes da cabeça, procurando torcer sempre para uma mesma direção, inverter o movimento desfaz os cachos. Em cabelos mais crespos ou sem brilho no contorno do rosto, dê uma leve escovada puxando para trás as mechas e depois comece o enrolamento.

· Aplicação de chapinha: segure a mecha e aplique a chapinha algumas vezes próximo da raiz e desça até as pontas. Para retornar a raiz e repetir o processo tenha a mão um pente de cabo ou de corte resistente ao calor. Recomendo pente da Krest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).