sábado, 3 de maio de 2008

O corte de cabelo

Entendo que cortar o cabelo envolve muitas variáveis, além da idéia de aparar as pontas para fortalecê-las, a saber:
O desejo da cliente
Pode acontecer da cliente estar preparada para mudanças radicais. Mas isso não é lei. As vezes ela quer mudar mas existem resistências internas que precisam ser observadas pelo profissional. Pode ser um medo de mudar e o corte não a satisfazer, pode ser um apego ao comprimento, pode ser um momento de depressão ou até um protesto a fatores externos (que são na verdade, um reflexo do que está acontecendo dentro da cliente). Algumas clientes já têm definido aquilo que querem, outras simplesmente entregam o seu cabelo ao profissional, confiando que ele fará um serviço que a agrade e combine com o seu perfil. Sinceramente, meus melhores cortes se desenvolveram nesta atmosfera de entrega e confiança. É como se as portas da criatividade se abrissem por completo e me usassem como um canal receptivo para o desenvolvimento do corte. Relato aqui que já houve momentos em que minhas mãos se guiavam sozinhas, criando novas linhas de corte e técnicas de desfiar. Grandes trabalhos podem ser realizados quando se está preparada para a mudança visual e os bloqueios internos são trabalhados. Esta é a entrega do cabelo nas mãos do profissional, atitude de grande desprendimento e desapego. Isso é claro, não se aplica a todos.
O perfil da cliente
Esta é uma variável que só pode ser explicado dentro dos conceitos do visagismo. Visagismo é um estudo que procura integrar a personalidade, o estilo, as roupas, as jóias e o desejo da cliente ao serviço de corte e cor (também pode ser usado na maquiagem e no penteado). Algumas técnicas utilizadas pelo visagismo são, por exemplo, dar uma revista de tendências em cabelo para cliente e pedir que ela mostre nesta revista 3 fotos de cabelos que ela gosta e 3 que ela não gosta. O profissional mescla esta informação ao desejo da cliente. Outra técnica consiste pentear todo o cabelo da cliente pra frente e pedir que ela penteie seus cabelos com as mãos como ela usa no dia a dia. O visagismo analisa cada movimento executado pela cliente e, através deles, aponta estilo, personalidade e gosto da cliente. As roupas, jóias, cor do esmalte e maquiagem que a cliente está usando também indicam a direção para o profissional visagista. Além disso, é importante atentar para o formato do rosto da cliente, observando a direção das forças de expressão, ou seja, se apontam para o céu ou para a terra. O objetivo do visagismo é criar uma harmonia entre todos estes fatores.
As fases da Lua
Isso depende muito da crença pessoal de cada, mas como faz parte da crença de muitas pessoas, resolví colocar aqui, de uma forma bem resumida, como funciona esta variável. Devido a sua relação com os processos de renovação no planeta Terra, a Lua também atua no crescimento dos pêlos e cabelos. Cortar os cabelos na Lua nova, estimula os processos de renovação e também no crescimento dos cabelos. Na Lua crescente, o corte estimula ainda mais o processo de crescimento dos cabelos. A Lua cheia incentiva o volume, deixando os cabelos mais cheios e a Lua minguante é indicada para quem quer fortalecer, enraizar e manter o corte por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).