domingo, 9 de novembro de 2008

Sobre a oleosidade excessiva do couro cabeludo

O óleo capilar (sebinim) é formado no interior do bulbo papilar e tem a função de lubrificar e transportar elementos de nutrição as pontas dos cabelos (por isso acredito que o fio possui vida, ao contrário do que se diz). Mas acontece de algumas pessoas terem as suas glândulas sebáceas (que produzem o sebinim) terem essa função hiperstimulada por conta de fatores como alimentação, stress, e outros. Evitar alimentos gordurosos, usar um shampoo específico para cabelos oleosos (como o Pure Control da Loreal), tratamentos periódicos com ampolas (como a Soft Peel Esfoliante Anti-Oleosidade da Loreal ou o Mascargil da Kerastase) também ajudam. Algumas pessoas utilizam do artifício de fazer luzes ou mechas periodicamente pois o descolorante geralmente deixa os fios mais secos, equilibrando dessa forma a oleosidade excessiva do cabelo. Um tratamento dermatológico é indicado quando nada disso resolver.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se existe algum tipo de hidratação que eu possa fazer em casa, para cabelos que estejam ressecados em seu comprimento, mas que a rai seja oleosa, que é o meu caso.
    Onde o comprimento, acho que devido a utilização de secador e chapinha quase que semanalmente, fica bem ressecado e com "frizz". Gostaria de algo que pudesse usar em casa, pois não tenho muito dinheiro para um tratamente em cabelereiro no momento.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana. Só encontrei agora seu comentário. Quando hidratar, passe o produto somente nas pontas, nunca na raiz. Produtos mais em conta eu recomendo máscaras misturados com ampolas de tratamento (procure uma para o seu tipo de cabelo) e são vendidos em lojas de cosméticos. Um abraço!

    ResponderExcluir

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).