sábado, 24 de setembro de 2011

Para Maria e Andressa - Fundo de clareamento


Para compreender tudo o que está envolvido em se colorir um cabelo e obter o resultado desejado é necessário falar sobre o fundo de clareamento e estrela da cor. Um profissional de colorimetria possui todo o conhecimento necessário para satisfazer seus desejos e é o mais recomendado para se obter os melhores resultados em cor para os seus cabelos. É um pouco complicado, e um desafio pra mim também explicar isto de uma forma didática, mas o objetivo deste blog é justamente desmistificar as dificuldades da área de cabelo, então pra quem quer realmente compreender tudo o que está envolvido ao se colorir um cabelo, fiz um post-aula de coloração que dá uma luz, uma base pra se entender um pouco este assunto fascinante. Bons estudos!


Todo cabelo natural possui um fundo de clareamento, que é a sua pigmentação natural. Segue a seguir um trecho da minha apostila técnica: "O resultado final de uma coloração é diretamente influenciado pelo fundo de clareamento da cor escolhida e pelo uso correto do oxidante. É extremamente importante, tanto num trabalho de coloração quanto de mechas, chegar ao fundo de clareamento adequado àquela nuance que queremos como resultado.



TABELA DE FUNDOS DE CLAREAMENTO
1 Preto azulado - Vermelho
2 Preto - Vermelho
3 Castanho Escuro - Vermelho
4 Castanho - Vermelho
5 Castanho Claro - Vermelho Alaranjado
6 Louro Escuro - Alaranjado
7 Louro - Amarelo Alaranjado
8 Louro Claro - Amarelo
9 Louro Muito Claro - Amarelo Claro
10 Louro Claríssimo - Amarelo Muito Claro
Para clarear de:

1 a 2 tons usamos Água Oxigenada de 20 volumes

2 a 3 tons usamos Água Oxigenada de 30 volumes

3 a 4 tons usamos Água Oxigenada de 40 volumes"

Ao escolher uma cor na cartela de cores de uma determinada marca de coloração, é necessário compreender que o fundo de clareamento desta cor influenciará o resultado final. Um exempl0: você tem um cabelo natural na base 5 (castanho claro) e quer a cor 8 (loiro claro). O fundo de clareamento onde se encontra o 8 é, segundo o disco de cor acima, um amarelo (dourado). Então aplicando-se um 8, com um oxidante de 30 volumes, teremos como resultado final um 8,3 (loiro claro, dourado)*. Podemos alterar um pouco o resultado final se, ao invés do 8 aplicarmos um 8,1 (loiro claro, acinzentado), esfriando um pouco o dourado, resultando-se um 8,13 (loiro claro, acinzentado dourado). Também pode-se usar um 8,2 (loiro claro, irisado ou roxo) nesse caso teremos como resultado um loiro claro levemente amarronzado ou bege, porque o violeta neutraliza o amarelo.

Para explicar como se neutraliza diferentes tipos de nuances ao se preparar uma coloração, utilize a estrela da cor:
Cada ponta da estrela representa uma cor e a extremidade oposta de cada ponta representa a cor que neutraliza aquela nuance, por exemplo, o azul (cinza) neutraliza o laranja (cobre) e vice-versa.
Mais exemplos práticos:
  • Você está com o cabelo colorido com 7,4 (loiro médio, acobreado) e quer um marrom. Possível solução é aplicar um 7,1 (loiro médio, acinzentado - tem bastante pigmentação azul) + oxidante de 20V.
  • Num cabelo natural 5 aplicamos o 6 com ox 20V. Obtemos um 6,4 (loiro escuro, acobreado)
  • Num cabelo natural 4 aplicamos o 5 + ox 20V. Obtemos um 5,64 (castanho claro, vermelho acobreado) ou um 5,54 (castanho claro, acaju acobreado)
  • Num cabelo natural 6 aplicamos o 8 + ox 20V. Obtemos um 8,3 (loiro claro dourado)
Quando se quiser um resultado mais próximo da cor da base (castanho, loiro), recomendo o uso das nuances acinzentadas (pois o cinza contém mais pigmento azul, o que esfria um pouco o fundo de clareamento).
Observe a porcentagem de cabelos brancos presentes no cabelo. Para cabelos com até 30% de brancos usamos apenas a nuance desejada. Para cabelos com mais de 30% de brancos, usamos 2 critérios: se utilizarmos uma nuance fria (acinzentados, irisados, mates, marrom frio), misturamos metade da nuance com metade da base (altura de tom) desejada, como por exemplo, ½ de 7,1 + ½ de 7. Se utilizarmos uma nuance quente (dourado, acobreado, acaju, vermelho, marrom quente), misturamos metade da nuance com metade de sua fundamental dourado, como por exemplo, ½ de 8,34 + ½ de 8,3. Não utilizamos ox de 40 volumes para uma boa cobertura de brancos.


*Tomei como exemplo a numeração das colorações da Loreal. Isto varia de marca pra marca, ou seja, o que é mate na Loreal (,7) é marrom na Wella. Recomendo que leia a definição de cor na embalagem de cada coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).